top of page

Folha de Avaliação CIF

A Folha de Avaliação da CIF fornece uma visão abrangente do estado de funcionalidade do utente, apresentando os resultados da avaliação em todos as componentes - estruturas e funções do corpo, atividades e participação, fatores pessoais e ambientais - com a contribuição do profissional de saúde e do utente.



Esta ferramenta pode ajudar-te e à tua equipa de reabilitação a entender a funcionalidade do utente e a identificar as necessidades que devem ser abordadas no processo de reabilitação.

Para ilustrar a perspetiva do utente e do profissional de saúde, as componentes de funcionalidade, estruturas e funções do corpo e as atividades e participação, são divididos num nível superior (perspectiva do utente) e num nível inferior (perspectiva do profissional de saúde). Os fatores ambientais e pessoais refletem tanto a perspetiva do utente como a do profissional de saúde.


No nível correspondente à perspetiva do utente, deverás descrever a sua funcionalidade com as suas próprias palavras.


Todos os resultados da avaliação clínica relevantes para a descrição do estado de funcionalidade do utente, no momento da avaliação, são inseridos no nível correspondente à perspetiva do profissional de saúde. Deverás preferir usar as categorias da CIF com o qualificador correspondente.


Os fatores contextuais, pessoais e ambientais, deverão também ser inseridos pelo profissional de saúde, sendo que, nos ambientais existem também categorias CIF que os classificam.

[if supportFields]><span style='mso-element: field-begin'></span><span style='mso-spacerun:yes'> </span>CITATION Swi164 \l 2070 <span style='mso-element:field-separator'></span><![endif](Steiner, et al., 2002) (Swiss Paraplegic Research, 2016)[if supportFields]><span style='mso-element:field-end'></span><![endif]

APÓS ISTO, ESTÁS PRONTO PARA A PRÓXIMA FASE!!


Referências Bibliográficas:


  • ​Swiss Paraplegic Research. (2016). ICF Case Studies. Obtido de ICF Case Studies - The ICF Assessment Sheet: https://www.icf-casestudies.org/en/introduction/introduction-to-icf-based-documentation-tools-and-rehab-cycle/the-icf-assessment-sheet.

  • Steiner, W. A., Ryser, L., Huber, E., Uebelhart, D., Aeschlimann, A., & Stucki, G. (2002). Use of the ICF Model as a Clinical Problem-Solving Tool in Physical Therapy and Rehabilitation Medicine. Physical Therapy, 82, 1098-1107.


bottom of page