top of page
Preenchimento da Ficha de Avaliação da CIF através do ICF browser
  • CASO 1

O indivíduo M.O., do sexo feminino, tem 69 anos. Tem como passatempos fazer tricô, ler, ver televisão, cuidar do jardim e do quintal de sua casa.


As dores no ombro esquerdo apareceram de forma gradual, provocando progressivamente mais incapacidade. Como as dores aumentaram cada vez mais de intensidade o indivíduo decidiu ir ao médico, sendo-lhe diagnosticado conflito subacromial no ombro esquerdo.


Aquando da avaliação realizada pelo fisioterapeuta apresenta ligeira dificuldade em conduzir, em pentear-se, lavar a cabeça e as costas, vestir-se e estender a roupa, muita dificuldade em realizar as suas atividades no jardim e no quintal e a fazer tricô. Menciona ainda que tem alguma dificuldade em dormir para o lado afetado. Estas limitações nas atividades e restrições na participação devem-se à ligeira falta de força e à elevada diminuição da amplitude articular, sendo que a execução das tarefas está também condicionada pela existência muita dor ao nível do ombro esquerdo.


No dia-a-dia estas limitações são atenuadas, uma vez que conta com o apoio do marido na execução das tarefas. 
O indivíduo demonstra-se ainda colaborante e motivado no processo de reabilitação, sendo que o seu marido e os profissionais de saúde têm uma influência positiva neste aspeto.

Meu canal

Meu canal

Assista agora
bottom of page